Antes de culpar a mãe por não estar cozinhando apropriadamente o seu peito de frango ou o dono da academia, onde você treina, pelo seu insucesso, é bom analisar primeiro os erros mais comuns acometidos pelos atletas.

Pecado 1
Alimentar se inadequadamente

O alimento é a base do sucesso para aqueles que querem ganhar volume, definição, força, ou qualquer outra qualidade física. Não só proteína é importante como tendem a pensar alguns atletas, mas principalmente uma alimentação equilibrada com inclusão de todos os grupos alimentares e a mais natural possível. Não são também complementos caros que baseiam o físico de um campeão. Eles apenas auxiliam e, às vezes, tornam a vida mais cômoda para aqueles afeitos à cozinha. Não há quase nada que um complemento alimentar possa fazer que um alimento natural não o faça.

Não se esqueça que todas as refeições são importantes, porém, a mais anabólica é a refeição pós treino (15 a 60 min após) quando o organismo tem a capacidade excepcional de absorver os nutrientes.

A melhor opção é procurar um profissional da área de nutrição, como, um médico nutrólogo ou um(a) nutricionista para que prescreva um plano alimentar adequado á sua necessidade e momento de desenvolvimento.

Pecado 2
Falha quanto à suplementação mínima

Por mais equilibrada que seja sua alimentação diária, existem alguns complementos que muito dificilmente são absorvidos através da alimentação natural nas quantidades necessárias para nós atletas. Estes são substâncias muito importantes e devem estar presentes diariamente em nossa alimentação. São as vitaminas /minerais / aminoácidos / gorduras essenciais, que devem ser suplementadas de acordo com a necessidade e indicação.

Pecado 3
Treinar inadequadamente

O exercício físico é o agente mais anabólico que existe. Sabendo disso, muitas vezes intuitivamente, atletas menos experientes sofrem sintomas de excesso de treino - o que vemos com frequência. São aqueles atletas que querem levar o seu físico ao extremo e acabam por ultrapassar este limite, muitas vezes em anos luz. Como consequência, ao invés de aumentar o seu físico, estabilizam ou até acabam por diminuí-lo.

Existe também o atleta preguiçoso. Este aparece na academia 1x por mês e ainda não sabem por que não está tendo resultado. Cada atleta deve encontrar o volume e a intensidade que melhor funciona para si. Isto é algo muito individual, apesar de que existe uma fórmula que vem funcionando para a maioria de nós mortais. Não se esqueça de controlar o peso na fase negativa do movimento na hora de executar um exercício (é a atitude mais importante na hora de treinar)!

O treino assistido por um educador físico personal trainer seria a melhor opção para se ter o melhor resultado. Porém se este não for possível ao seu orçamento, faça uma consultoria de treinos pelo menos a cada 2 meses com o profissional da área ou de acordo com a sua necessidade avaliada pelo profissional.

Pecado 4
Utilizar fármacos sem a devida orientação

A automedicação já é um problema enraizado na cultura brasileira, o que em si, demanda um sério processo de conscientização. Em se tratando do uso de medicações relacionadas com o culturismo. O problema pode alcançar dimensões alarmantes e causar sérios riscos à saúde.

Desta forma, se você presa o futuro de sua saúde, procure orientação médica antes de administrar qualquer medicamento. Este será encarregado de prescrever a dosagem, ajustar ou interromper a mesma.

Pecado 5
Falhar quanto à motivação

Sem motivação você não vai a lugar algum. Este é um aspecto intrínseco que vem de dentro para fora e que não se pode comprar na farmácia.

Informação é poder, mas se você não tiver o entusiasmo para utilizá-lo, este poder em muito pouco irá ajudá-lo. É o mesmo que ter uma Lotus, apenas para dirigir dentro dos limites legais de velocidade no centro de São Paulo na hora do rush.

Certas coisas nos são dadas de graça pela mãe natureza, como o seu potencial genético; outras ocorrem por sorte, como o encontro de uma alma gêmea, mas a motivação só depende de você. Focalize o seu objetivo, memorize a sua imagem corporal como ela é hoje e o físico que você deseja. Não importa que seja um físico atlético definido e bem proporcional ou a gigantesca imagem corporal de um Mister Olympia. Só não seja modesto. Focalize aquilo que você realmente deseja e mantenha esta imagem constantemente na memória e trabalhe arduamente a ela. Acredite, se você fizer isso, meio caminho estará andado.

Um grande abraço e sucesso!