Para que haja um envelhecimento saudável devemos ter conhecimento sobre o que fazemos todos os dias, como dormimos, como lidamos com nossos problemas, a água que bebemos, a comida que ingerimos, onde compramos nosso alimento, os suplementos que usamos. A atividade física é essencial para um envelhecimento saudável, pois a partir dela podemos evitar doenças e melhorar nosso metabolismo. Ainda assim devemos ter um equilíbrio metabólico que envolve suplementação de vitaminas, minerais, e equilíbrio hormonal, que funcionam como combustível para o nosso corpo. Na menopausa, as mulheres param de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, o que pode levar a diversas alterações no comportamento e no metabolismo, cuja ausência as predispõem a doenças tanto psiquiátricas, dificuldades de relacionamento, perda de energia e até doenças cardiovasculares. A reposição hormonal alivia os sintomas dessa fase e pode ser realizada com dosagens injetáveis, transdérmicas ou implantes sob a pele. O procedimento pode trazer outros benefícios como a melhora do humor, melhora da pele, unhas e cabelos, aumento da libido, melhora do desempenho mental e psicológico. Esses fatores acontecem porque os hormônios voltam a entrar em equilíbrio.

A reposição hormonal não é benefício apenas para as mulheres. Na andropausa, fase relativa à menopausa para os homens, a reposição dos hormônios também pode ajudar a minimizar os efeitos. Também é necessário o equilíbrio intestinal e desintoxicação para melhor funcionamento do organismo.