O sucesso no aumento de performance de atletas, profissionais ou não, depende de vários fatores como alimentação, suplementação, otimização metabólica, treinamentos supervisionados por profissionais da área, motivação, persistência e até de fatores genéticos. No entanto, já se sabe que os nutrientes contribuem significativamente para o desempenho desses esportistas durante os treinos competições. Para eles, é de extrema importância priorizar uma alimentação que combine rendimento e saúde.

São muitos os benefícios da Nutrologia Esportiva, como: auxílio no rendimento físico, aumento da força, estímulo da hipertrofia muscular, redução do percentual de gordura corporal, aceleração da recuperação e outros problemas físicos.

A avaliação do nutrólogo para o aumento de performance dos atletas abrange, dentre outros, exames hormonais e metabólicos e exames de bioimpedância (que servem para supervisionar o desenvolvimento corporal, como gordura corporal e massa muscular). Assim, através de um planejamento alimentar, suplementos e treinamento específico é possível conseguir melhorias significativas no rendimento dos atletas.