Consiste na implantação de um pelet (também conhecido como chip de hormônio) com tamanhos variados, que podem chegar até 1 cm de comprimento por 0,4 cm de espessura, cada um contendo um tipo de hormônio, entre eles: testosterona, progesterona, estrogênio, gestrinona, hidrocortisona, entre outros, que podem ser adicionados diante do caso clínico e indicação de cada paciente.

São aconselhados principalmente para pessoas que têm indicação de reposição hormonal, como mulheres na menopausa e homens na andropausa. Também podem ter outras indicações como no caso da gestrinona, hormônio usado no tratamento da endometriose, que tem efeito antiestrogênico e antiprogesterona, além do efeito anabólico, que ajuda no desenvolvimento muscular e na queima de gordura. A hidrocortisona está indicada nos casos de pessoas com algum nível de estresse ou insuficiência adrenal, quando a pessoa se encontra com cansaço excessivo, indisposição, desânimo, entre outros sintomas, tendo como resultado o equilíbrio da liberação do hormônio cortisol. Hoje já se pode implantar inclusive pelets de tadalafil, que é um medicamento usado para o tratamento da disfunção erétil.

Através da reposição hormonal e equilíbrio metabólico, conseguimos resultados como a redução dos efeitos da tensão pré-menstrual (TPM), emagrecimento, redução de celulite, aumento de massa muscular, melhora na qualidade do sono, redução do estresse, melhora do humor, melhora de ansiedade e depressão, aumento da libido, entre outros.

Por ser um tratamento personalizado, a fórmula que o médico prescreve depende dos sintomas e necessidades que o paciente apresentar. A reposição hormonal com os hormônios bioidênticos por meio dos implantes, como testosterona, progesterona e estrogênio, tem a vantagem de apresentar menos efeitos colaterais, menor dose aplicada para obter o mesmo efeito que a geralmente utilizada nos demais métodos de reposição hormonal, com atuação mais natural e eficiente no corpo, por ter uma liberação lenta e contínua, durando cada implante um período de quatro meses.

O procedimento de implantação dura cerca de dez minutos e não apresenta restrições, é rápido e sem dor.