Sabemos que existem diversos formatos de corpos na população. Uns são mais magros, outros gordos e outros musculosos, podendo ser altos ou baixos. Conheça neste post os ectomorfos, mesomorfos e os endomorfos, e aprenda qual é o seu biotipo.
Como saber meu biotipo?
Existem algumas formas de identificar qual é o seu tipo físico, podendo ser feito analisando suas próprias características, ou da forma mais indicada que é a partir de uma avaliação realizada por nutricionista ou nutrólogo.
A partir das características de cada grupo, já é possível uma pessoa ter noção de qual biotipo ela possui. Se é de um corpo mais magro, gordo ou voltado para o atlético.
Em uma consulta nutricional ou com nutrólogo é possível tirar todas as medidas do corpo, peso, altura e principalmente as medidas dos ossos do pulso e da perna, o que irá indicar como é a estrutura óssea do indivíduo.
Essa é a maneira mais assertiva de saber realmente qual é o seu tipo físico.
Principais tipos de biotipos
Na literatura existem três tipos físicos predominantes que são mais fáceis de identificar e que apresentam características bem definidas.
Ectomorfo
A pessoa, com o biotipo de ectomorfo, é aquela mais magra, com o físico em formato reto, pouca gordura e também músculos pouco desenvolvidos.
Os ombros são mais estreitos, os membros compridos e, sem roupa, é possível identificar ossos da clavícula e até mesmo costelas.
Nas mulheres, é aquele tipo que apresenta a parte superior e o quadril mais afinados, além de ter pouco volume.
Geralmente, trata-se da pessoa que come bastante e mesmo assim não engorda, apresentando, também, dificuldade para ganhar peso, principalmente massa muscular.
Endomorfo
O endomorfo é aquele tipo de pessoa que sempre esteve acima do peso. Apresenta muita dificuldade em perder gordura, e, geralmente, tem um enorme apetite.
Os homens possuem um maior porte físico, com grande estrutura óssea, punhos e ombros largos. Entretanto, contam com grande acúmulo de gordura na região abdominal, peitoral e quadril, escondendo as características de robustez, evidenciando um aspecto de obeso.
Já as mulheres, possuem também facilidade para ganhar peso, principalmente na forma de gordura.
Para elas, o corpo tem um formato semelhante ao de pera, ou seja, com maior acúmulo de gordura na região central do corpo. Isso faz com que tenham as extremidades mais finas, mas o quadril muito largo e o abdome também.
Nesse grupo, o ganho de músculos é privilegiado, e essas pessoas costumam ser fortes naturalmente, apesar de não ter os músculos mais aparentes devido à camada de gordura na pele.
No caso de atletas, esse grupo é geralmente voltado para os esportes de força, como levantamentos e arremesso de pesos.
Mesomorfo
O mesomorfo é o grupo intermediário entre os dois outros biotipos, possuindo características que se assemelham a cada um deles.
É aquele indivíduo com corpo atlético, geralmente com a musculatura do tronco mais desenvolvida, ombros largos, braços fortes e perna grossa, com panturrilha desenvolvida.
Nas mulheres, o formato do corpo também se assemelha a um triângulo, com a parte superior mais fina, barriga seca, e quadris largos.
Esse grupo possui facilidade para ganhar músculos enquanto consegue manter uma barriga mais seca, apenas mantendo uma rotina com baixa frequência de exercícios.
Apesar disso, o mesomorfo não pode viver uma vida completamente desregrada, se não as características negativas prevalecerão, ou seja, ele perderá a quantidade muscular que apresenta normalmente, e também ganhará gordura nas regiões abdominais.