Ter uma dieta balanceada e rica em alimentos de alto valor nutricional é um dos segredos para se ter uma saúde de ferro. Dentre todas as substâncias responsáveis por isso, uma delas foi merecedora desse post: o iodo. Continue a leitura que vamos te mostrar do que se trata, esclarecer alguns mitos e enfatizar os seus benefícios.
O que é o iodo?
Podemos dizer que o iodo é um mineral importantíssimo para o nosso organismo e que pode ser encontrado em diversos alimentos. O que muita gente não sabe é que baixos níveis de iodo no organismo podem ser extremamente prejudiciais para a saúde como um todo.
Na verdade, o iodo é considerado um dos insumos para que o organismo humano produza duas moléculas essenciais para o seu bom funcionamento: a Tiroxina (T4) e a Tri-iodotironina (T3). Ou seja, não conseguimos produzir essas substâncias sem a quantidade ideal de iodo.
Qual a importância do iodo para o nosso organismo?
Agora que você sabe o que é o iodo, conheça os principais benefícios deste mineral e não o deixe faltar em seu organismo:
-
Previne doenças relacionadas à tireóide
Esse mineral é responsável por regular o nível hormonal, já que forma os hormônios T3 e T4. Por isso, o iodo previne problemas na glândula tireóide (que fica localizada no pescoço), como bócio, câncer e hipertireoidismo.
-
Promove o desenvolvimento fetal
O iodo também é responsável por promover o saudável crescimento do feto e pelo desenvolvimento do sistema nervoso do mesmo, durante a gestação. Por isso, as grávidas precisam manter níveis adequados desse mineral no organismo.
-
Regular todo o metabolismo energético
Essa substância também faz a regulação do nosso metabolismo corporal, já que tem uma estreita relação com a glândula tireóide. Por isso, manter uma boa quantidade de iodo no organismo é fundamental para que todas as funções metabólicas energéticas cumpram o seu papel em nosso corpo.
-
Elimina o excesso de gordura na circulação
O iodo também tem um importante papel na circulação sanguínea. Ele elimina todo o excesso de gordura do sangue, o que previne problemas cardíacos, infarto e, por vezes, até mesmo o diabetes. Por isso, fique atento aos níveis desse mineral em seu organismo. Através de um simples exame de sangue é possível saber.
-
Evita a infertilidade
Se você é saudável, tem menos de 40 anos, está tentando engravidar naturalmente e não está conseguindo, os níveis de iodo em seu organismo podem estar baixos. Esse mineral, por manter os hormônios produzidos pela tireóide em quantidades adequadas, também pode prevenir a infertilidade feminina.
-
Previne infecções em geral
Por fim, alguns dermocosméticos que têm iodo em sua composição, podem prevenir infecções cutâneas em geral, acelerar o processo cicatrizador na boca ou mucosas durante a fase da quimioterapia, além de tratar ferimentos e úlceras pépticas em pacientes diabéticos.
Suplementação com iodo: quando ela é indicada?
O uso do iodo na suplementação alimentar somente é indicado quando existe uma certa deficiência dessa importante substância no organismo ou quando existe uma dificuldade para regularizar os níveis desse mineral, apesar do consumo regular de alimentos ricos em iodo.
Por isso, o Dr Paulo nutrólogo, que é o profissional apto a indicar a suplementação com iodo, pode recomendá-la ao paciente após a realização de uma consulta clínica e da análise dos resultados dos exames de sangue.
Suplementar com iodo também é indicado para os casos de hipertireoidismo, bócio e tumores na tireóide. Vale ressaltar que a suplementação com esse mineral para pessoas adultas não deve ser maior do que 1100 mcg ao dia, para não correr o risco de acontecer os desagradáveis efeitos colaterais, que não são poucos.
Mitos sobre o iodo e a tireoide
Conheça agora os principais mitos sobre o uso do iodo e a tireoide que muita gente acredita que é verdade:
-
O hipotireoidismo causa obesidade
O ganho de peso, muitas vezes, não tem relação com o ganho de gordura. Pessoas que foram acometidas pelo hipotireoidismo podem até serem contempladas com alguns quilos a mais na balança. Mas isso é resultado de um maior acúmulo de líquidos no organismo, que é causado pela desregulação hormonal.
-
Ter hipertireoidismo ou tomar hormônio da tireoide emagrece
Deve-se ter em mente que a perda de peso pode estar ligada a diversos fatores. O emagrecimento causado por distúrbios na glândula tireoide está longe de ser saudável. A questão é que o hipertireoidismo acelera a perda de massa magra (músculos) e não de gordura. E perder musculatura nunca é o mais recomendado.
-
Quanto maior a quantidade de iodo no organismo, melhor
Acreditar nesse mito é extremamente perigoso. O iodo em excesso no corpo pode causar complicações ao bom funcionamento da tireoide, o que pode causar tanto o hipo quanto o hipertireoidismo. Por isso, se você consome alimentos ricos nesse mineral todos os dias, recomenda-se fazer uma triagem da quantidade dessa substância através de exames de sangue.
-
Crianças podem consumir alimentos ricos em iodo à vontade
Da mesma forma que os adultos, as crianças também precisam manter os níveis adequados de iodo no organismo. O exagero com determinados alimentos que contém grandes quantidades dessa substância pode ser altamente prejudicial e trazer sérias complicações para a saúde dos pequenos também. Tudo é equilíbrio!
-
Suplementar com iodo uma quantidade maior do que a recomendada não traz nenhum efeito colateral
Tome muito cuidado com esse mito. A suplementação com iodo deve ser sempre na dosagem recomendada por um nutrólogo em Resende. Se você exagerar na quantidade ingerida poderá ser acometido pelos seguintes efeitos: náuseas, dores no estômago, enxaqueca, diarreia, corrimento nasal, coceira, dores nas articulações, inchaço labial e até hemorragias, dependendo da reação do seu organismo.
Viu como o uso do iodo na suplementação pode ser importante e como esse mineral jamais pode faltar em nosso organismo?