Como envelhecer saudável

Envelhecer faz parte do processo fisiológico do corpo humano e nenhuma pessoa está imune a isso. Mas uma dúvida que tira o sono de muita gente é se existe uma receita para envelhecer sem perder a saúde. Continue a leitura deste post que vamos te dar dicas valiosas sobre envelhecimento saudável e te mostrar os segredos para que você envelheça sem perceber que já tem sete ou oito décadas de vida nas costas.

Como envelhecer com saúde?

Antes de você conhecer as nossas dicas sobre envelhecimento saudável, é importante saber que, inevitavelmente, o árduo processo de envelhecimento pode trazer algumas sensações negativas. Ou seja, a maioria dos idosos têm ao menos um ou dois dos medos citados abaixo e que são pertinentes a essa fase:

  • Declínio considerável da saúde;

  • Não ser capaz de viver em casa com outras pessoas;

  • Se tornar fisicamente dependente de terceiros;

  • Não ter condições financeiras para o seu próprio sustento;

  • Presenciar a morte do cônjuge ou de outro membro da família;

  • Perder a capacidade de dirigir;

  • Incapacidade intelectual de gerir a sua própria vida;

  • Solidão ou isolamento;

  • Ser cuidado por pessoas estranhas;

  • Quedas frequentes, que podem deixar sequelas graves.

O envelhecimento saudável é uma importante abordagem que diz que a vida humana deve ser centrada com base no corpo, mente e alma. Ou seja, cumprir tais necessidades em um nível satisfatório é a base para que ocorra um envelhecimento saudável. Fazer uma consulta com um nutrólogo em Resende também é uma opção sensata.

 

Vale ainda destacar que, para envelhecer esbanjando saúde, alguns comportamentos e hábitos adquiridos ao longo da vida exercem uma influência direta nesse complexo processo. Ou seja, o estilo de vida durante a juventude e fase adulta se reflete com uma consequência (boa ou ruim) na terceira idade.  Isso é fato!

Dicas para envelhecer saudável

Conheças dicas valiosas do Dr Paulo nutrólogo para envelhecer de forma saudável e adote todas elas, o mais depressa possível:

  • Seja fisicamente ativo

Se você é uma pessoa sedentária, a sua saúde pode estar pedindo socorro. Quem é fisicamente ativo pode evitar um monte de doenças, especialmente as cardíacas. Por isso, que tal começar a suar a camisa todos os dias? Opções não faltam: caminhada, natação, ciclismo, corrida e até dança de salão. Uma hora por dia já é suficiente.

 

  • Tenha uma dieta equilibrada

Massas integrais, sementes oleaginosas, frutas, verduras, legumes, peixes e bastante água pura, devem fazer parte do cardápio de quem deseja ter um envelhecimento saudável. Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para o organismo e também evita diversos problemas de saúde.

  • O sono é fundamental

Você tem um sono de qualidade ou dorme pelo menos sete horas todas as noites? Se a resposta for negativa, recomendamos rever essa questão. Um sono reparador é primordial para que ocorra um envelhecimento saudável e proporcionar o descanso necessário para o corpo e a mente. Sendo assim, não abra mão de ter uma boa noite de sono.

 

  • Cuide da sua saúde

Determinados hábitos podem ser extremamente nocivos e são considerados os principais inimigos do envelhecimento saudável. Quer um bom exemplo? O uso exagerado de bebidas alcoólicas, fumar e vícios alimentares em geral podem acabar com a saúde de qualquer pessoa que deseja envelhecer com saúde. Tenha atenção especial quanto a isso.

 

  • Adote práticas preventivas

Muita gente não tem o hábito de investir em práticas preventivas de saúde. Visitar o médico regularmente, aferir a pressão arterial mensalmente, fazer um check up anual e exames preventivos de saúde, são bons exemplos. Muitas vezes, a prevenção na juventude pode evitar uma série de problemas de saúde na terceira idade.

 

Chaves para o envelhecimento sadio

Agora que você conheceu as dicas para ter um envelhecimento saudável, conheça as chaves para que ocorra um envelhecimento sadio:

  • Cultive bons relacionamentos

Você sabia que para envelhecer de forma saudável é fundamental cultivar bons relacionamentos ao longo da vida? As amizades sinceras são cruciais para qualquer ser humano. A conexão emocional é importante para o nosso bem-estar e até para a qualidade de vida. Afinal, ninguém consegue viver sozinho.

 

  • Socialize-se

O envelhecimento saudável também se traduz em uma socialização frequente. E a vida em sociedade nos possibilita socializarmos com quem tivermos vontade. Quanto mais você interagir com outras pessoas (mesmo que seja virtualmente) e manter uma comunicação frequente, melhor será para o seu bem-estar.

 

  • Cuide da sua saúde mental

Muitas pessoas cuidam somente da saúde física e acabam se esquecendo da saúde mental. Por isso, mesmo que você esteja entrando na terceira idade, é fundamental exercitar o seu cérebro com atividades que sejam estimulantes. Manter a mente sempre ativa pode evitar o risco de demência na velhice e até de outros distúrbios psicológicos.

 

  • Amenize o estresse

As mudanças no corpo causadas pelo processo de envelhecimento podem causar estresse, o que pode acarretar em depressão e ansiedade. Mesmo que seja complicado, procure maneiras de gerenciar ou amenizar os níveis de estresse em seu organismo. Essa desagradável sensação traz diversos malefícios para a saúde física e mental. Não vale a pena viver estressado!

 

  • Use o seu tempo de maneira produtiva

Procure arrumar um tempinho para se dedicar às atividades que você gosta ou sente prazer em realizá-las. Usar o tempo de forma produtiva (e inteligente) também contribui para o envelhecimento saudável. Uma boa dica é praticar trabalho voluntário uma ou duas vezes por semana. A sua mente agradece.

 

Envelheça jovem

Você sabia que é possível envelhecer jovem? É verdade. Desde que todas as dicas acima sejam seguidas, as chances de chegar aos 90 anos esbanjando saúde são gigantescas. O seu corpo pode até demonstrar que o tempo é implacável, mas a sua saúde estará blindada.

 

A reposição hormonal realizada pelo Dr Paulo nutrólogo também pode contribuir para um envelhecimento saudável, já que essa técnica faz a reposição de todos os hormônios que estão em baixos níveis no organismo. O resultado é mais qualidade de vida e bem-estar, sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *