Conheça os impactos positivos da alimentação saudável na qualidade do seu sono!
A alimentação impacta diretamente no organismo humano, e consequentemente, na qualidade de vida. Com o sono, isso não é diferente. Os tipos de alimentos, bem como suas quantidades, podem influenciar na qualidade do sono. Entenda mais no artigo abaixo.
Introdução
O sono é algo super valioso para a saúde humana.
É nele que nosso corpo descansa, se regenera e elimina toxinas indesejadas.
Ter um sono ruim pode impactar na qualidade de vida, energia durante o dia, tomada de decisões e disposição.
A alimentação é um fator que interfere diretamente na qualidade do sono, uma vez que os nutrientes agem de forma diferente em nosso organismo, e principalmente, a deficiência de alguns podem prejudicar esse processo.
Por meio da alimentação é possível melhorar o sono, fazendo com que a pessoa durma por mais tempo, com mais qualidade e que acorde completamente descansada.
Como a alimentação afeta o sono
A alimentação afeta o sono enquanto os nutrientes se comportam de forma distinta em nosso organismo.
Dessa maneira, quando comemos alimentos que tendem a deixar o corpo em um estado mais energético, principalmente no período noturno, o sono fica prejudicado.
Assim, pessoas que tomam café ou refrigerantes com cafeína em horários próximos ao de dormir podem ter mais dificuldade e pegar no sono, bem como não alcançar o sono profundo reparador.
Além disso, comer grandes quantidades de comida, ricas em gorduras e proteínas em horários próximos ao de se deitar também podem afetar o sono.
Isso ocorre, pois o nosso corpo concentra o sangue e as energias em realizar uma digestão com qualidade. Esse estado mais energético dificulta o relaxamento e o início do sono, além de gerar outros problemas que podem interferir como o refluxo.
Na outra mão, uma alimentação saudável e equilibrada garante os nutrientes necessários para a produção dos neurotransmissores e hormônios relacionados ao sono, como a melatonina.
O equilíbrio energético e, principalmente, uma rotina de alimentação estabelecida auxilia o corpo na preparação para o sono, o que também faz muita diferença no combate à insônia.
O que comer para melhorar o sono
Para a indução do sono existem neurotransmissores e hormônios que atuam no relaxamento do corpo e na chegada ao estágio de sono profundo.
Nesse sentido, uma alimentação rica em aminoácidos essenciais como o triptofano é uma boa estratégia para ter uma melhor qualidade do sono.
Isso ocorre pelo fato dos aminoácidos serem a matéria-prima para a produção dos hormônios e neurotransmissores.
Por isso, é interessante aumentar o consumo de proteínas, presentes nas carnes, ovos e laticínios.
Além disso, as gorduras boas e minerais como zinco e magnésio, presentes no azeite e nas castanhas, participam dos processos que garantem a saúde cerebral, fazendo com que a resposta aos agentes do sono seja melhor e ajudando também com a insônia.
Por fim, chás relaxantes como os de passiflora, camomila e melissa podem auxiliar quando tomados antes de dormir.
Benefícios de uma alimentação saudável para o sono
A alimentação saudável traz um melhor estado geral de saúde e, com isso, você consegue dormir mais rápido ao deitar na cama, não acordar durante a madrugada, e, principalmente, estar descansado e com energia na manhã seguinte.
Conclusão
A alimentação aliada a um estilo de vida saudável impacta positivamente na qualidade do sono e já resolveram problemas de insônia de diversos pacientes.
A combinação da oferta suficiente de nutrientes com uma rotina alimentar e qualidade dos alimentos na refeição, regula e prepara o nosso organismo para o relaxamento e para uma boa noite de sono.