A depressão é considerada o mal do século e acomete milhões de pessoas de todas as idades e classes sociais, por diferentes motivos. Mas o que provavelmente você não sabia é que a depressão também pode ser causada pelo desequilíbrio hormonal. Por isso, se consultar com o Dr Paulo nutrólogo é fundamental. Continue a leitura e saiba mais a respeito desse assunto.
O que é a depressão?
Podemos dizer que é um condição psicológica que está diretamente associada com sentimentos negativos como tristeza excessiva, introversão, apatia e uma grande falta de interesse em atividades ou tarefas que antes eram divertidas e prazerosas.
Embora a tristeza seja pertinente a todo ser humano, quando a pessoa está deprimida, esse estado emocional tem uma duração muito maior, que pode durar meses. E essa condição acaba prejudicando a rotina do próprio indivíduo. Quem está deprimido pode ter dificuldades até para fazer coisas simples como comer ou dormir. Os sintomas incluem:
- Sensação persistente de tristeza ou vazio;
- Pessimismo constante e falta de esperança;
- Irritabilidade diária;
- Falta de energia;
- Fadiga excessiva;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração e de memória;
- Desequilíbrio hormonal;
- Falta de apetite ou fome exagerada;
- Pensamentos suicidas.
Pessoas que foram acometidas pela depressão podem apresentar um ou mais dos sintomas descritos acima. A depressão por desequilíbrio hormonal também merece cuidados especiais, já que tem um tratamento relativamente fácil e com um excelente custo-benefício.
Como a depressão pode estar associada à desregulação de hormônios?
Existem diversos hormônios que, se estiverem com baixos níveis no organismo humano, podem desencadear tristeza excessiva e até casos depressivos. Por exemplo, hormônios como a corticotrofina, cortisol, estrogênio, progesterona e T4 podem desencadear uma sensação de tristeza constante.
Alguns atrapalham a comunicação do cérebro, já outros interferem negativamente na ação do hormônio serotonina, que está ligado ao bem-estar. O hormônio T4, por exemplo, que é produzido pela glândula tireóide, se estiver com um nível baixo pode afetar o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.
A boa notícia é que a depressão por desequilíbrio hormonal pode ser tratada por um experiente nutrólogo em Resende. A grande questão é que, muitas vezes, a depressão, por ter uma grande relação com a desregulação de hormônios no organismo, também pode ter causas variadas.
Problemas hormonais podem gerar depressão
Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, se você fizer uma consulta com o Dr Paulo nutrólogo, for diagnosticada com deficiência hormonal (que pode ser detectada através de exames de sangue) e não tratar esse problema, poderá ter um alto risco de desenvolver depressão.
O grande problema da depressão por desequilíbrio hormonal é que a sua qualidade de vida poderá ser afetada drasticamente, a autoestima pode sumir por completo, você terá dificuldades para perder peso, problemas no metabolismo e sofrerá com as alterações drásticas de humor, entre outras complicações.
Pode até não parecer, mas níveis baixos de hormônios no organismo podem acarretar em episódios depressivos graves, dependendo da sua condição clínica de saúde. Por isso, agendar uma consulta com o Dr Paulo nutrólogo é uma opção inteligente.
Sinais de que você está com depressão por depressão por desequilíbrio hormonal
Conheça os principais indicativos que você pode estar com depressão por causa do desequilíbrio hormonal:
- Alto nível de estresse provocado pelo aumento do cortisol na corrente sanguínea;
- Dificuldade para perder peso, que pode ser causado pela falta de quantidades adequadas de testosterona no organismo;
- Problemas no metabolismo corporal, causado por distúrbios na tireoide.
- Falta de desejo sexual;
- Ausência da sensação de bem-estar.
- Falta de alegria e motivação com a vida.
Se você porventura estiver sentindo um ou mais dos sintomas acima, é bastante provável que esteja com depressão por desequilíbrio hormonal. Recomendamos procurar um médico nutrólogo para começar um tratamento.
Reposição hormonal é a solução para a depressão
Se você está com baixos níveis hormonais em seu organismo, não se desespere, pois isso tem solução. A reposição hormonal é um moderno tratamento realizado pelo Dr Paulo nutrólogo e especialmente indicado para todas as mulheres que desejam restabelecer as funções fisiológicas do organismo, ficarem livres da depressão por desequilíbrio hormonal, terem mais qualidade de vida, vida sexual ativa e muita disposição no dia a dia.
Trata-se de uma técnica segura e extremamente eficaz que se dá por via intravenosa. A vantagem da reposição hormonal é que os hormônios são aplicados diretamente na corrente sanguínea da paciente. E isso se traduz em um maior índice de eficácia do tratamento, que geralmente fica em torno de 98%.
Os principais benefícios da reposição hormonal, que é um procedimento essencial para todas as mulheres que já passaram dos 45 anos, são:
- Drástica redução das infernais ondas de calor que tanto incomodam, típicas da menopausa;
- Redução do cansaço excessivo e da secura vaginal;
- Contribui para a perda de peso;
- Ameniza a queda de cabelos;
- Previne a perda óssea, causadora da osteoporose;
- Melhora dos níveis de colesterol HDL e LDL, além do triglicérides;
- Redução dos sintomas da depressão por desequilíbrio hormonal;
- Aumenta a libido;
- Reduz drasticamente as variações de humor;
- Aumenta a lubrificação vaginal;
- Melhora o fluxo de sangue pelo corpo.
Pode ficar tranquila que o Dr Paulo nutrólogo vai indicar o melhor tratamento para seu caso, depois de analisar cuidadosamente os resultados dos seus exames de sangue. Afinal de contas, a segurança na saúde deve ser a prioridade, sempre!
Dr Paulo nutrólogo é referência em reposição hormonal
A principal solução para todas as mulheres que estão com depressão por desequilíbrio hormonal é a reposição dos hormônios com o Dr Paulo nutrólogo, que é um profissional referência na área da saúde, medicina esportiva, estética e bem-estar.
Ele possui uma vasta experiência nesta promissora área e os seus pacientes têm obtido resultados incríveis. Na clínica desse competente nutrólogo em Resende, depressão não existe. Faça o teste e comprove.