O cérebro humano é algo extremamente complexo, do ponto de vista fisiológico. Basta analisarmos a quantidade de hormônios que são produzidos por esse órgão. E um que merece destaque, além de ser de suma importância para a nossa saúde, é a ocitocina. Esse post vai te mostrar o que é, bem como os benefícios desse hormônio para a sua qualidade de vida.
O que é ocitocina?
Conhecida como hormônio do amor, a ocitocina é produzida no cérebro, mais precisamente pelo hipotálamo, ficando armazenada na região da hipófise posterior. A sua principal função é facilitar o processo de parto, já que promove o aumento das contrações musculares uterinas e ameniza o sangramento, além de estimular a produção de leite materno pelo organismo.
Além disso, a ocitocina consegue auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a empatia entre os indivíduos, proporcionar parte do prazer sentido na hora do orgasmo e até modular o nível de sensibilidade ao medo provocado por algo desconhecido. Pode até não parecer, mas esse hormônio é fundamental em nosso dia a dia. A boa notícia é que é possível fazer a reposição hormonal de ocitocina com um nutrólogo em Resende.
Para que serve?
Conheça os principais benefícios físicos e psicológicos da ocitocina e saiba porque essa substância é tão importante para a nossa saúde:
- É um facilitador do parto normal;
- Fundamental em todo o processo de amamentação;
- Promove um maior apego entre os pais e filhos;
- Aumenta o nível de prazer sexual (do homem e da mulher);
- Auxilia no desenvolvimento de algumas habilidades comportamentais, como confiança, segurança e empatia;
- Diminui o desejo por drogas ilícitas em pacientes que estão passando pelo complicado processo de abstinência.
- Ameniza o estresse, já que possui efeito calmante;
- Reduz os sintomas da depressão;
- É um potente indutor natural do sono;
- Afeta o senso de altruísmo, deixando as pessoas mais generosas;
- Fortalece as relações amorosas, já que aumenta aquela prazerosa sensação de felicidade e bem-estar.
Viu como a ocitocina é um hormônio essencial para todo ser humano e afeta positiva e diretamente a nossa qualidade de vida e os relacionamentos pessoais?
Mas o que a falta de ocitocina provoca no organismo?
Mas como nem tudo são flores em nossa vida, fique por dentro sobre o que a falta ou baixos níveis de ocitocina no organismo humano pode acarretar:
- Palidez excessiva;
- Aparência ou olhar de tristeza;
- Olhos secos;
- Expressão corporal sem emoções;
- Elevado nível de apatia;
- Redução considerável da libido;
- Alto nível de estresse;
- Diminuição da função cognitiva;
- Distúrbios relacionados ao sono;
- Menos apetite sexual em casais jovens;
- Redução da capacidade do orgasmo feminino;
- Maiores chances de obesidade;
- Introversão e frieza;
- Maior sensibilidade à qualquer tipo de dor;
- Processo de lactação prejudicado;
- Medo e ansiedade em excesso.
Caso você tenha boa saúde, mas esteja sentindo um ou mais dos sintomas acima, os níveis de ocitocina podem estar baixos em seu organismo. O Dr Paulo nutrólogo é um renomado médico que pode avaliar, através de exames específicos, se é necessário fazer uma reposição hormonal de ocitocina.
Como ajustar a ocitocina?
A medicina está bastante avançada. Dessa forma, se os níveis de ocitocina em seu corpo estão deficitários, não se preocupe, pois esse problema pode ser resolvido. A solução mais eficaz para que você desfrute de todos os benefícios dessa poderosa substância, é fazer uma reposição hormonal de ocitocina intravenosa.
Trata-se de uma técnica extremamente segura e eficiente que pode deixar os níveis do hormônio do amor satisfatórios. Depois que for constatada a deficiência, o paciente é submetido ao procedimento realizado pelo Dr Paulo nutrólogo e fica livre dos prejudiciais sintomas.
Ocitocina e seus benefícios trazem mais qualidade de vida
Como você pode perceber, os benefícios da ocitocina podem impactar diretamente em nossa saúde física e mental, além do bem-estar. Por isso, a reposição hormonal de ocitocina deve ser cogitada por todos as pessoas que não abrem mão de aproveitar os bons momentos da vida, ter uma elevada autoestima e, acima de tudo, ser feliz. Afinal, quando o assunto é relacionamentos pessoais, emoções em dia e qualidade de vida, vale qualquer investimento.