Prato alimentar de Harvard

Atualmente, sabemos que a alimentação está relacionada com a prevenção e o tratamento de diversos tipos de doenças, principalmente com aquelas crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade. Confira no artigo como deve ser uma boa alimentação, segundo o prato alimentar de Harvard.

 

Faça a maioria de sua refeição com legumes e frutas – ½ do seu prato:

Conforme o prato alimentar de Harvard, metade da refeição deve ser constituída de legumes e verduras.

Isso é recomendado tendo em vista o alto teor de vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Além disso, esses grupos alimentares apresentam boas quantidades de fibra alimentar, que são essenciais para a regulação do intestino, que está relacionado à absorção de nutrientes e estado inflamatório do corpo.

São exemplos: alface, tomate, rúcula, brócolis, abóbora, cenoura.

 

Escolha grãos integrais – ¼ do seu prato:

Os grãos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de beneficiamento que remove algumas de suas características naturais.

O grão integral possui maior quantidade de fibras e minerais do que os grãos chamados “brancos”, o que ajuda no contexto geral de saúde.

Além disso, eles possuem um índice glicêmico menor, o que é interessante para pessoas que já possuem tendência ou diagnóstico de diabetes.

São exemplos: arroz integral, trigo integral, quinoa, aveia, chia.

 

O poder das proteínas – ¼ do seu prato:

A proteína é outro nutriente que deve estar presente no prato alimentar de Harvard em quantidade considerável.

Ela é responsável principalmente pela manutenção da massa muscular de nosso organismo. Então, para quem deseja manter sua força ou ficar mais forte, ela é uma grande aliada.

Em maioria, as proteínas estão presentes nos alimentos de origem animal, como ovos, derivados do leite e carnes.

Em relação às carnes, devemos nos atentar para consumir as que são menos gorduras como frango ou peixe.

 

Óleos vegetais saudáveis – com moderação:

Nosso organismo também precisa de fontes de gordura para funcionar de forma satisfatória, e os óleos vegetais são os mais indicados para isso.

Dentre eles, temos o azeite como melhor opção, seguido do óleo de canola e os demais encontrados nos supermercados.

 

Beba água, café ou chá:

O principal componente do corpo humano é a água!

Nesse sentido, devemos consumir a quantidade adequada diariamente para que nossas células fiquem hidratadas e as toxinas sejam eliminadas do organismo, evitando uma série de doenças

A hidratação não precisa ser feita apenas com água, então pode utilizar chás e até mesmo café para garantir o objetivo ao longo do dia.

 

Mantenha-se ativo

O exercício físico também faz parte de uma rotina saudável e deve ser praticado, pelo menos, 3x na semana.

É por meio do exercício físico que garantimos nossa força e renovamos os músculos, estruturas essenciais para a realização das atividades diárias, seja de trabalho ou de lazer.

 

A principal mensagem do Prato: Alimentação Saudável é concentrada na qualidade da dieta

Uma alimentação de qualidade é aquela que contém a maioria de alimentos de origem natural.

Ter uma boa hidratação, consumir frutas e legumes, reduzir o consumo de açúcar, sal, eliminar os alimentos industrializados da dieta são as principais recomendações para uma vida saudável.

 

Conte com ajuda especializada

Na Clínica desse competente Nutrólogo Dr. Paulo Oliveira em Resende, podemos ajudar, temos Nutrólogo e nutricionista especialidades voltadas diretamente para a alimentação.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a ter uma rotina de alimentação parecida com o prato alimentar de Harvard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *