Você não precisa sofrer com a menopausa

A maioria das mulheres que já passou dos 45 ou 50 anos de idade, provavelmente já experimentou ou ainda está experimentando um ou mais sintomas da menopausa. Mas você sabia que existem alternativas que podem amenizar todos eles e devolver a qualidade de vida de antes dessa fase? É verdade! Continue a leitura que vamos dar mais detalhes sobre a menopausa e indicar um tratamento que é tiro e queda contra ela. 

Veja esse depoimento incrível: 

https://www.instagram.com/p/CdOnfbDg18S/

O que é e quais são os sintomas da menopausa?

Trata-se de um declínio natural da concentração dos hormônios reprodutivos (estrógeno e progesterona) em toda mulher que já passou dos 45 ou 50 anos de idade. Em outras palavras, a menopausa é a completa ausência de menstruação. 

 

O seu início pode ser detectado após cerca de 12 meses depois da última menstruação, em mulheres saudáveis e sem problemas crónicos de saúde. Os principais da menopausa sintomas são: 

  • Menstruação irregular (a mulher menstrua mês sim, mês não, por exemplo);

  • Ondas de calor de uma hora para outra, variando a intensidade e frequência;

  • Cansaço excessivo no dia a dia;

  • Ausência de lubrificação vaginal;

  • Queda de cabelos (em alguns casos);

  • Perda óssea, progredindo para a osteoporose;

  • Alterações urogenitais;

  • Drásticas oscilações de humor em um curto espaço de tempo;

  • Alterações de sono;

  • Insônia.

 

Se você está sentindo um ou mais dos sintomas descritos acima e tem mais de 45 anos, é bastante provável que a menopausa esteja querendo dar as caras em sua vida. Por isso, jamais os negligencie. 

 

Como é possível amenizar os sintomas da menopausa?

Graças aos constantes avanços da medicina, é possível amenizar os desagradáveis sintomas da menopausa. A primeira opção para a maioria das mulheres que estão passando por essa delicada fase, é a terapia de reposição hormonal ou TRH, como é popularmente conhecida. 

 

Esse moderno e eficiente tratamento restabelece os níveis dos dois hormônios reprodutivos e minimiza consideravelmente os sintomas. Mas é conveniente enfatizar que a TRH não recupera a função dos ovários da paciente, que também envelhecem com o tempo. Por isso, é bem mais complicado uma mulher com mais de 45 anos engravidar naturalmente. Acontece, mas as chances são mínimas. 

Quem deve fazer o tratamento? 

A indicação da reposição hormonal ou terapia hormonal pode variar de acordo com a idade da mulher (acima dos 45 anos é o mais recomendado); quantidade e frequência dos sintomas da menopausa no dia a dia; bem como os níveis de estrógeno, progesterona e hormônios androgênicos que estão em circulação no organismo (identificados através dos exames de sangue).

 

Com o diagnóstico mais preciso em mãos, o especialista vai avaliar a situação clínica da paciente e indicar o melhor tipo de tratamento para a mesma. Se você procura um nutrólogo em Resende, esse profissional está totalmente apto a fazer a reposição hormonal em suas pacientes. A duração desse tratamento pode variar bastante, mas pode durar entre dois a cinco anos, em média. 

 

Como se sentir bem na menopausa?

Além da reposição hormonal, que é a técnica mais indicada, já que manda embora de vez todos os sintomas da famosa menopausa, conheça as nossas dicas sobre como é possível se sentir melhor durante essa fase: 

  • Evite o excesso de bebidas que contenham cafeína (para não ficar um pilha de nervos);

  • Invista em uma alimentação balanceada regada a frutas, verduras, legumes, carnes brancas, sementes oleaginosas e cereais integrais;

  • Não abra mão dos alimentos ricos em vitamina C (como a frutas cítricas em geral);

  • Prefira alimentos com alto teor de fibras e que ajudam no trânsito intestinal, como aveia, mamão, laranja, abacaxi, dentre outros;

  • Não se esqueça da hidratação constante (mantenha uma garrafa com água sempre ao seu lado);

  • Mantenha um bom controle emocional;

  • Evite a ansiedade;

  • Invista na meditação;

  • Não seja uma pessoa sedentária. Movimente-se! 

Se você seguir as nossas dicas acima, certamente conseguirá superar essa fase com mais saúde, tranquilidade e bem-estar. 

 

Climatério: fase complicada na vida de qualquer mulher

Chamamos de climatério o processo em que acontece a transição fisiológica da fase reprodutiva para o período não reprodutivo, no organismo feminino. Ou seja, é uma fase (irreversível) que indica que a vida reprodutiva da mulher chegou ao final. 

 

O climatério é marcado por determinados distúrbios psicológicos e alterações somáticas que terminam com a chegada definitiva da menopausa. A intensidade dos sintomas varia de acordo com o funcionamento do organismo de cada mulher. 

 

Como recuperar a autoestima na menopausa?

Além das dicas já citadas anteriormente, muitas pacientes que apresentam os sintomas da menopausa e são submetidas a terapia hormonal, acabam recuperando a autoestima, que é algo tão valioso e não pode estar abalada.

 

Pelo fato desta técnica apresentar resultados extremamente satisfatórios, já que restabelece o bom funcionamento de todo o organismo, a mulher acaba recuperando a graça de se olhar novamente em frente ao espelho, tem muito mais segurança emocional e até a vontade de socializar ainda mais. E isso não tem preço! 

 

Reposição hormonal é a solução

A terapia de reposição hormonal é um moderno tratamento especialmente indicado para todas as mulheres que estão sofrendo com os incômodos sintomas da menopausa. O objetivo dessa técnica é fazer a reposição dos níveis de hormônios que circulam em menores quantidades no organismo, deixando-os em uma concentração que seja satisfatória. 

 

Sendo assim, por meio desse procedimento pode-se amenizar todos os sintomas dessa delicada fase da vida de toda mulher. A reposição hormonal realizada pelo renomado Dr Paulo nutrólogo é altamente recomendada. 

 

Rejuvenesça na menopausa

Você sabia que é possível rejuvenescer, do ponto de vista fisiológico, durante a menopausa? É verdade. Através da reposição hormonal é possível desfrutar de todos os benefícios dessa técnica e até se sentir mais jovial, tanto na aparência, quanto na disposição física. 

Enquanto você estiver sendo submetida a terapia hormonal, recomendamos consultar periodicamente com o seu médico de confiança, já que é necessário avaliar os impactos desse tratamento em sua saúde, que precisam ser positivos, obviamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *